domingo, 27 de fevereiro de 2011

Para NÃO dirigir bêbad@

Atualizando...

Antes havia aqui um vídeo de humor a respeito de bêbados no trânsito. A postagem foi programada para entrar ontem, e fiz isso antes da morte da pequena Cristal, de apenas 1 ano e 9 meses. A menina estava num carro com motorista embriagado, carteira vencida há anos , em alta velocidade e dirigindo na contramão. Após derrapar, o carro caiu num rio e o bebê ficou 20 minutos submerso.

Após ser resgatada pelos bombeiros a criança lutou pela vida durante 24 horas, mas não resistiu e faleceu.




Estou alterando a postagem porque não há motivos para rir.


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Abobrinha na grelha




Já fazia tempo que eu queria preparar algo na churrasqueira de fogão da minha mãe. E uma atração especial por abobrinha, que eu preparei há algum tempo pela primeira vez e não deu tão certo assim, mas deu pra ver que era uma delícia. Fiz ela refogada com cebola, mas errei a mão no sal e também deixei gordurosa demais. Na grelha ficaria mais saudável.

Então aproveitei a última feira para incluir duas belíssimas abobrinhas, dei uma pesquisada na Internet sobre como prepará-las e adaptei aos ingredientes que tinha aqui em casa.

Lavei bem a abobrinha (legume? verdura? prima do gerimun e do pepino?), descasquei e cortei em fatias com mais ou menos um dedo de espessura. Depois misturei um pouco de margarina com açafrão, noz-moscada, orégano e alho picado, untando os pedaços com essa misturinha. Não pus sal, mas aconselho colocar um pouco para não ficar insosso. Cortei um tomate ao meio, tirei as sementes e também passei a margarina nele, inclusive dentro. Pus na churrasqueira com água e em fogo baixo.




Depois de um tempo a abobrinha doura um pouco e o tomate fica murchinho. Veja a textura furando com um garfo. Ela não deve ficar molenga demais, mas o garfo tem que passar com facilidade. Depois de dourada, vire os pedaços e deixe assar mais um pouco. Coloque alguns pedaços de cebola para assar junto.


Bom demais!

A minha mãe tem horror a comida gordurosa e percebeu que eu tinha passado margarina. Como ela reclamou, tentei refazer o prato sem untar os pedaços, apenas temperando com sal, açafrão, orégano e noz moscada. Não deu muito certo porque a abobrinha ficou muito ressecada, chamuscando por fora e ficando crua por dentro. Então é preciso hidratar os pedaços. Na receita original utiliza-se azeite, mas aqui em casa não tinha, daí o improviso com a margarina. E nem ficou tão gordurosa porque a maior parte derrete e cai na água. Minha mãe é que é gordurofóbica.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Termina 1ª temporada do Revista 23


Há alguns dias publiquei aqui no blog a respeito da minha participação no programa de rádio Revista 23, na FM João 23, uma rádio comunitária aqui em Fortaleza. Pois é, agora volto a falar dele só que com uma notícia tristinha: o programa acabou. :(

O idealizador do projeto, o jornalista Emanuel Santos, precisou finalizar “esta primeira temporada”, como ele gosta de dizer, para se dedicar a outras coisas. Fiquei triste e fui pega de surpresa, mas fico feliz pelo colega e agradeço pela oportunidade. Foi relativamente pouco tempo, mas valeu muito a pena. Deu para aprender bastante e também me diverti demais.

Um xêro aos ouvintes que nos acompanharam nesses meses e, como diria o Emanuel, nos vemos por aí em outras ondas!





quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Aline em 2011 + Bocudas e pescoçudas, dont't cry!



No ano passado curti muito a série Aline, exibida pela Rede Globo. Quer dizer, menos o primeiro episódio. O elenco, o texto, os cenários, as cores, a trilha sonora, a bigamia super século XXIII (como diria minha amiga Thaty Nascimento) e principalmente o figurino. Gente, que que é aquele figurino escândalo-baffon-brega-chique da Aline, pelamordedeus? O que eu não faria por algumas daquelas meias ou por aquele traço perfeito do delineador dela? Não, e os batons? Mega berrantes a la Andy Warhol, botando o bocão da Maria Flor no mundo. Um figurino que realmente expressa a personalidade da personagem.

A temporada deste ano começou no dia 3 de fevereiro, mas eu perdi porque faltou energia no Nordeste. Pois é, só por isso. Quando a luz voltou o seriado já tinha acabado, mas na quinta-feira passada deu tudo certo. O mesmo texto engraçado, o cenário colorido e o figurino incrível. Só queria que a dicção da Maria Flor melhorasse, pois às vezes não entendo o final das frases dela.

Mas voltando ao bocão da atriz, vamos falar do meu bocão. Sabe que quando criança eu tinha altos complexos com minha aparência? Principalmente por causa do pescoço comprido demais e da bocona, que me rendiam milhões de apelidos na escola. Aí eu morria de medo de passar qualquer batom mais forte e escondia o pescoço e os ombros por trás dum cabelo compridão e pesado. Parecia a Samara, do O Chamado. Depois de adquirir mais alto estima, cortei o cabelo bem curtíssimo e não tenho pena de passar um vermelhão nos lábios. E o Potô acaba ficando de bocão vermelho por tabela.

Percebi que muitas pescoçudas e/ou bocudas são invejadas pela galera boquinha de Professor Pardal. Tipo assim... Anne Hathaway, Fergie, Camila Pitanga, Maria Flor, etc, etc. E é engraçado saber que eu tinha vergonha da boca grande e hoje em dia um monte de gente quer colocar colágeno nos lábios. Dá vontade de soltar uma vaia cearense para a galera que ria de mim na escola. iiiiiiiEiii!!






Curso de capacitação: skate e juventude


O Governo do Estado do Ceará abriu inscrições para o curso de capacitação "Skate e Juventude".

Algumas informações retiradas do site da Secretaria de Esporte:

Objetivo
Capacitar e atualizar os professores de educação física, acadêmicos, monitores, gestores esportivos, líderes comunitários que comprovadamente lidam com o skate, criando condições necessárias ao melhor desenvolvimento de suas práticas, como também, fomentar a formação de novos adeptos para atuarem em projetos sociais.

Programação

A programação do curso adotará metodologias teóricas e práticas, com utilização de diversos recursos didático‐pedagógicos, como: exposição dialogada, vivências, visitas técnicas, leitura de textos e artigos, apresentação e discussão de vídeos, trabalhos individuais e em grupo entre outras atividades. O Curso terá carga horária de 30 horas.

Local e Data

O Curso de Capacitação em Iniciação Esportiva em Skate será realizado no período de 21 a 23 de fevereiro de 2011, na cidade de Fortaleza. O local das aulas será informado posteriormente.

Inscrições
Gratuitas , de 15/02/2011 a 18/02/2011.

Para inscrever‐se no Curso o candidato deverá ser professor ou acadêmico de Educação Física, gestor, monitor esportivo, líder comunitário ou técnico de skate que comprove trabalhar com skate.



Maiores informações: (85) 3101.4394 ou (85) 3101.4415


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Aos leitores imaginários


Muitas vezes acho que ninguém lê este blog. Os comentários são raros e um site que conta acessos me manda relatórios periodicamente, sempre me dizendo que "zero" é o número que define minha audiência. Mas confesso que não entendo nada do relatório, só os zeros.

Mas aí chega alguém me dizendo pessoalmente que sempre lê meu blog. Ou eu chego contando a algum conhecido uma novidade e ele diz que já sabia porque viu no Sherviajando. Sem falar que o contador que tem na última parte da coluna à direita costuma aumentar algumas centenas de vez em quando. Nessas horas fico muito contente, embora frustrada por não ter retorno por aqui. Será que os textos são interessantes, mas não inspiram comentários? Ou será que não inspiram comentários porque são ruins? Ou será que ninguém vem aqui, todos os meus amigos são mentirosos e meu contadorzinho tá bichado?

Mas enfim, com alguma esperança e uma pontinha de esquizofrenia continuarei me referindo aos leitores do meu blog como "vocês".

Mesmo que esteja morta de iludida e falando só.

Resmungando


Tem coisas que me irritam muito. Por exemplo:

  • Pessoas escarrando, cuspindo ou assoando o nariz (sem lenço) no meio da rua. Iga!
  • Indecisos que entram no ônibus e ficam parados na porta tentando decidir em que cadeira sentar, impedindo que a fila enorme atrás deles adentre o coletivo.
  • Ainda em ônibus: começa a tocar uma música do Legião Urbana no rádio, e um homem começa a cantar alto, tentando imitar a voz do Renato Russo. Sem falar nos gestos que simulam guitarras e bateria.
  • Gente que fala gritando no celular (MULHEEEEER, EU AINDA TÔ NO CENTRO!) ou andando de um lado para o outro.
  • Gerúndios: estarei telefonando, estaremos encaminhando, o Windows está sendo desligado...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Só para lembrar ...


... que hoje a partir das 14h estou no Revista 23, que você pode ouvir através da freqüência 87,9 FM, caso esteja em Fortaleza (nos arredores do bairro João XXIII), ou clicando aqui e aqui, de qualquer parte do mundo (eu já disse que amo a Internet?).

E logo em seguida, às 16:30, estou na TV Ceará, o canal 5, participando do programa Pode Entrar.

Não esqueça que no Ceará não tem horário de verão.

Hoje tem Sheryda em overdose!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Revista 23


No finalzinho de 2010 comecei a participar de um projeto que definitivamente fechou o ano com chave de ouro e me deixou muito feliz em relação a 2011. Estou participando do Revista 23, um programa na rádio comunitária FM João 23, idealizado pelo querido colega Emanuel Santos.

O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 14h às 16h (lembrando que no Ceará não tem horário de verão) e tem o objetivo de passar muita informação e música para nossos ouvintes. Além disso, constantemente recebemos convidados para comentar os mais diversos assuntos, sem falar na participação de colunistas de esporte, política e música alternativa, que deixam o programa ainda mais variado e interessante.

Como se trata de rádio comunitária, nosso sinal é transmitido nos arredores do bairro João 23, aqui em Fortaleza, através da freqüência 87,9 FM. Mas graças à Internet, temos ouvintes em várias regiões do Brasil e até em Portugal, que costumam participar ao vivo através do MSN da rádio.

Quem estiver a fim de ouvir esta blogueira e meus competentes colegas, pode acessar aqui e aqui. Às segundas, quartas e sextas eu estou lá, mas você pode ouvir o programa nos outros dias também.

Revista 23: um programa de variedades que você precisa ouvir!



sábado, 12 de fevereiro de 2011

Tentações de uma vegetariana



Em alguns momentos este ano tive muita vontade de comer carne. Acho que as duas razões principais foram o fato de estar doente e me alimentando muito mal, e a segunda porque o único lugar que conheço que fazia farofinha de soja torrada era o Vinil Andaluz, que estava em recesso (infelizmente parece que eles não vão mais preparar). E em casa, com a barriga doendo e só podendo comer coisinhas muuuuito leves e sem graça, via minha família preparando uns bifes cujo cheiro faziam minhas pupilas se abrirem de um jeito sanguinário.

Contei para o cunhado, minha irmã e meu namorado que estava passando pela tentação. Nisso meu cunhado pergunta: “E agora?”

Ao que o meu namorado responde: “Agora a gente amarra a menina na cama!”

Mas brincadeiras à parte, meu vegetarianismo caminha muito bem para seu aniversário. Em abril completo 1 ano sem comer carne!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Gravação do Pode Entrar, na Tv Ceará


Na última terça feira participei como comentarista no novo programa da TV Ceará (que transmite a programação da TV Cultura, o canal 5), o Pode Entrar. Fiquei muito feliz com o convite, me diverti bastante com as gravações e ao conhecer as pessoas que trabalham na TVC. Aliás, deu orgulho de ver a querida Helga Santos, colega jornalista, dando o gás na produção do programa. Muito bom ver os amigos crescendo na profissão!

Falamos sobre mudanças climáticas (aliás, no primeiro bloco nem falamos muito porque a explicação do especialista foi incrível e ficamos meio boquiabertos, mas a partir do segundo bloco voltei a ser a tagarela que a maioria conhece), o Google Street View e a carreira da atriz cearense Hiramisa Serra, a Cremilda, do Botando Boneco. Tudo muito interessante.

Do blog do programa:

Pode Entrar... é um programa inovador que surgiu com a proposta de mostrar um jornalismo diferente, trazendo informações de qualidade e de forma especial para você.

Em uma sala de estar, especialistas e comentaristas discutem assuntos da atualidade de forma leve e descontraída.

Apresentado pela jornalista Poliana Ramalho, o Pode Entrar...é veiculado toda segunda-feira, às 16h30 na TV Ceará (Canal 5 / NET 17/ HDTV 28), com horários alternativos na quarta-feira, à meia noite e no domingo, às 13h.



O programa do qual participei vai ao ar na próxima segunda-feira, 14, às 16:30. Vou ali ligar para os parentes! :)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

3 anos de namoro; Cisne Negro

Potô com lábios vinho canela, da Avon. Culpa minha!


Entre as muitas coisas que deixei de fazer nas últimas duas semanas porque estava dodói, tinha uma definitivamente especial: aniversário de 3 anos de namoro. O 23 de janeiro caiu este ano num sábado, e nesse dia eu e ele estavamos ocupados. Ele tinha uma reunião e eu fui conferir o Pena Classic Surf aqui para o blog. Já no domingo, não podíamos sair de casa, então a comemoração ficaria para a semana. Só que fiquei doente e o resto vocês meio que já sabem.

A nossa intenção este ano era comemorar num jantar especial, mais refinado e romântico, mas ainda não tivemos chance. Então fomos ao menos passear no shopping e pegar um cineminha. Afinal, nos últimos tempos só saímos para o hospital.

O filme que vimos foi incrível: Cisne Negro, com a Natalie Portman (V de Vingança). Muito, muito bom. Além de juntar coisas que eu adoro [balé, música, Twaicovsky (desculpe se a escrita estiver errada) e Natalie Portman] e que tornam praticamente qualquer filme incrível para mim, ainda teve um toque de drama e desespero que eu jamais esperava. Falando sério, nunca mais vou assistir O Lago dos Cisnes do mesmo jeito.

Durante o drama que a bailarina vive por não conseguir libertar o Cisne Negro que tem dentro de si, o filme tinha toda a emoção que o balé traz. Como se isso não bastasse, ainda vinham milhares de referências sinistras na minha cabeça: Carrie, a estranha; O iluminado; Espelhos do medo, O mago de Orós (por causa dos carcarás)... Enquanto eu curtia o drama confuso, Potô se encolhia ao meu lado e reclamava: "Você disse que era um musical, e isso é terror!"

Acho que muito do sinistro vem por dar características cruéis a algo aparentemente delicado e leve como o balé. Lembra da gangue de A laranja mecânica tomando leite batizado? Tipo isso. Elementos como assédio sexual, distúrbios de comportamento e a aparência esquelética e doentia da Natalie meio que trazem o que há de podre na busca neurótica pela perfeição. A forma como foi filmado também é interessante. Há muita câmera de mão, seguindo a personagem de perto e em ângulos fechados, como em Aos treze. Aumentava a sensação de paranóia. Adorei toda a tensão do filme, sem falar que as coreografias, a música, o figurino e maquiagem me deram muita vontade de pôr minhas sapatilhas de ponta e voltar a dançar. Mas sem paranóia, faz favor.

E depois do filme, passeio pelo shopping. Com direito a Potô mandando um Cantando na Chuva e visitas a lojas de eletrodomésticos (amigos, vão juntando dinheiro para o chá de panela). É que esse povo aqui não quer ficar só nos três anos não.




terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sher está curada + o que é uma boa onda?

De volta! Na última vez em que escrevi disse que estava doente, com virose. Mas na verdade o que tive foi um pouco mais sério, uma infecção gastroinstestinal que me deixou morrendo de dor durante duas semanas. Estava louca já, sem poder nem ficar no computador de tanto que doía, e obviamente sem poder sair de casa também.

Um fato interessante que pode despertar a curiosidade de amantes dos animais: quando adoeci estava na casa do meu namorado, que fica num bairro tão tão distante do meu. Na verdade moramos em fronteiras opostas aqui em Fortaleza. Pois é, a minha gatinha linda, a Celina, estava na minha casa com minha mãe e irmã, e vocês acreditam que exatamente no mesmo dia em que fiquei doente ela também adoeceu? E a evolução das duas enfermas também foi semelhante: na medida em que eu piorava ela também piorou, e quando fiquei bem, ela também sarou. Sem falar que a razão das doenças foi a mesma: comer besteira. Ela provavelmente engoliu pelo demais e eu comi um pastel sinistro. Pode até ter sido coincidência, mas acho difícil não acreditar em sintonia.

Mas antes de ficar dodói eu estava preparando um material sobre surf para colocar aqui no blog (você leu a entrevista com o Nil Farias?). Fui conferir um dia do Pena Classic Surf, uma competição que aconteceu na Praia do Futuro nos dias 22, 23 e 24 de janeiro. Uma coisinha que aprendi: chuva e tempo nublado não são problema para os surfistas. Na verdade, o tempo chuvoso até pode melhorar a qualidade das ondas! Além disso, eles não passam frio porque mesmo com a chuva o mar fica morno. É uma boa vantagem em relação ao skate, que não pode nem ver água para o shape não apodrecer.

Essa e outras lições eu aprendi com o Hermano Frota, um cearense que estava participando da competição, e que deixou uma explicação para o Sherviajando sobre os critérios de julgamento em campeonatos de surf. O áudio ficou um pouco prejudicado por causa do vento, mas se você gosta de surf e está a fim de começar a competir, dê uma conferida. Também é bacana para entender os campeonatos, porque que aquela bateria (o tempo de +- 20min que cada surfista tem para mostrar o que sabe fazer) que você achou incrível de repente recebeu uma pontuação tão baixa. Acredite: há mais entre o céu e as ondas do que sonha nossa vã filosofia.