terça-feira, 13 de outubro de 2009

Há quantas anda meu artigo científico


Post feito no domingo. Quando fui postar na lanhouse, o blogspot não estava abrindo.


Tenho adorado as leituras para meu artigo (pois é, ia ser monografia mas não vai dar tempo). Tenho visto muuuita coisa interessante sobre a história das mulheres, história do feminismo e outras análises a respeito de gênero e patriarcado (menos uma(um) autora (or) que conceitue o maledito, alguém me ajuda?). Percebo que gostaria de ter dedicado muito mais tempo à produção de pesquisa durante a graduação, pois é realmente muito interessante. Mas quem sabe durante a pós? Se bem que deixa eu me formar primeiro para depois falar nessas coisas, né?


Outra coisinha que percebi é que eu preciso ler mais. Porque tem muita coisa boa nesse mundo para ler e me deixar louca da vida depois de ter consciência das opressões. Estou fazendo uma listinha de livros para adquirir, tudo sobre feminismo e história das mulheres. Depois compartilho essas referências aqui no blog.


Mas por enquanto, deixo aqui uma espécie de linha do tempo que marca o ano em que as mulheres de cada país conquistaram o direito ao voto. E como gênero, raça e classe são fatores interligados, pode ser que as pobres e negras não tenham tido esse acesso nos respectivos anos.



Estados Unidos (apenas no Estado do Colorado) - 1896
Nova Zelândia - 1893
Austrália do Sul - 1894
Inglaterra - 1928
Brasil - 1934
Índia - 1935
França - 1944
Argentina, Bélgica, Itália, México e Romênia - 1946
Suíça - 1971

Bem tarde, né? Fiquei bastante impressionada com a Suíça ter demorado tanto, já que é um país considerado bastante evoluído e onde inclusive o aborto é legalizado. Pois é, vivendo, lendo, pesquisando, aprendendo e resistindo!

Nenhum comentário: