sábado, 5 de dezembro de 2009

Alarme feminista apita no CQC

E aí que eu finalmente consegui assistir ao CQC todo na semana passada. Pois é, acredita que eu nunca lembrava o dia ou não conseguia ficar acordada para ver? Acho que o horário de verão ajudou um pouco nesse ponto. E a galera comentava na aula as coisas do programa e eu lá boiando.

Ri muito na maior parte do programa, principalmente quando eles conversaram com os políticos. Tinha cada figura dizendo cada idiotice... Já em outros momentos, senti que algumas críticas ao governo eram bastante preconceituosas, e feitas de uma forma assim só para chamar audiência. Sem querer defender o governo atual, só para deixar claro.

Gostei da matéria sobre a propaganda do governo que tinha na prova do Enade que eu boicotei este ano. Eu até cheguei a ver a questão, pois li algumas antes de marcar tudo A, mas confesso que nem me liguei nas más-intenções da perguntinha.

E enfim, estava lá eu curtindo o programa quando meu alarme feminista apitou várias vezes (se bem que é impossível alarme feminista não gritar em programa de humor). Em vários momentos o trio fez piadinhas com a Geisy (a menina do mini vestido), por exemplo, e no sentido de tirar onda com ela, não com o povo que a hostilizou.

Se bem, que a esta altura do campeonato em que a figura de vestido pink já virou celebridade instantânea, talvez eles estivessem ironizando o fato de ela aparecer no Casseta e Planeta, etc. Enfim, de ter virado produto da mídia.

Mas o Top Five sim, esse me chamou a atenção. Hoje quando peguei o link no You Tube tava muito lento para carregar. Se isso também acontecer com alguém, peço só que assista ao menos aos dois primeiros vídeos para compreender porque coloquei o link no blog. O último também me chamou um pouco a atenção, caso tenha interesse.





Sobre o primeiro: Achei muito legal a forma aberta com a qual as duas conversam sobre sexo. Até procurei o programa da MTV na Internet mas não encontrei nada. O que estranhei foi o escândalo todo dos apresentadores. Quer dizer, achei engraçado o acontecimento que a moça conta, mas senti um conservadorismo enorme por parte deles. Mas mulher falando abertamente sobre sexo geralmente dá nisso, né? Agora, o comentário do Rafael Bastos foi suuuper ridículo. Ele diz: "Imagina o pai delas assistindo isso!". Vamo combinar, vai. O c* é dela ou do pai dela? Tenha dó.

Sobre o segundo: Que noooojo!!! Se eu já não gostava do Datena, agora então! E isso me lembrou colegas cinegrafistas e diretores/produtores que acham massa dar close na bunda das mulheres. Não agüento mais ver a imagem da mulher sendo tratada assim pela mídia. Sério. Quando homem dá entrevista muitas vezes ele não está com a parte de baixo da roupa tão elegante, mas ninguém fica querendo fazer a filmagem da figura de cima a baixo. O que essas criaturas (do Datena) fizeram foi tratar mesmo a moça como um nada, e ela estava lá justamente para se afirmar enquanto mulher que gosta de esporte e não quer ser vista assim. E aí eu gostei da atitude dos CQCs, pois para mim eles ironizaram bastante.

Sobre o último: Tem a Hebe, que eu não gosto. Tem a Fernanda Young, que eu não conheço. E tem o Zeca Pagodinho, de quem eu não sou fã, mas até gosto de algumas músicas. Mas eu fiquei com o pé atrás mesmo foi com os comentários do Rafael Bastos (de novo), falando da Young. Mas sei lá, ela também falou que homem nu é feio, né? Sei lá, fiquei sem conclusão. Apenas incomodada.

2 comentários:

L. Archilla disse...

bom, sobre o primeiro quadro, é claro q eles foram cretinos, mas cá entre nós... ou vc fala abertamente sobre sexo, ou não fala. agora, falar com meias palavras e ainda dizer "aconteceu com uma amiga minha"? ainda mais uma coisa comum como a q elas descreveram... apesar q, pela cara da apresentadora ruiva, senti q ela tava sendo irônica. como eles cortaram o vídeo logo após a fala, não dá pra saber.

qto ao segundo vídeo (NO-JEN-TO) do Datena, não acho q eles ironizaram o machismo. ironizaram a grosseria. se o Datena falasse "dá um close nesse lindo sorriso" ao invés de focalizar o corpo, ignorasse a matéria para dizer o quanto a moça era simpática, ao invés do "gostosa" q ficou subentendido, ele estaria sendo tão machista quanto, mas acho q o CQC aprovaria, pq eles mesmos fazem isso.

no último vídeo não vi nada de mais, não gosto da Hebe, mas acho q ela foi franca, e foi isso q incomodou o cqc. pq as meninas da MTV q usam mil eufemismos pra falar de cu são "delicinhas", a Hebe q fala "saco" é grossa, depravada. qto à Fernanda Young, é a rainha do conservadorismo. detesto ela. esse papo de "homem nu é feio" é o principal argumento dos machistas: "a gente mostra mulher nua/seminua porque é bonito. homem nu/seminu é feio".

Sheryda Lopes disse...

Nossa, Lauren, vc fez uma ótima análise das coisas. Concordo com vc quanto a questão de que a menina poderia estar ironizando mas a edição não permitiu constatar isso. Mas não acho que elas usaram tão meias palavras assim, sabe? Para falar abertamente de sexo não precisa pronunciar tudo, acho que elas estavam bastante naturais e realmente eu me surpreendi com essa naturalidade. rs! E realmetne não é absurdo mesmo o fato relatado.

Quanto ao video do Datena, creio que fui inocente quanto à reação dos apresentadores. Vc acertou completamente.

E em relação ao último vídeo em debate acho que vc achou o que me incomodava e eu não entendia bem o que era. A questão das pessoas que estão falando de sexo abertamente, se é uma mulher idosa e depravada ou uma jovem "delicinha".