segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Fim de semana de alegrias e tristezas

Eu estava muito otimista em relação ao jogo de ontem do Mengo contra o Grêmio no Maracanã. Tanto que até já pensava em como comemoraria a vitória rubro-negra aqui no blog. Mas logo no sábado pela manhã, ao chegar em casa após uma cobertura na Faculdade, uma notícia deixou o fim de semana mais triste.
A jornalista Kersia Porto, 29 anos, assessora de imprensa do Comando da Polícia Militar aqui em Fortaleza e também jornalista da TV Assembléia, foi a 117ª mulher assassinada no Ceará. De acordo com notícias publicadas na imprensa, a informação é de que seu marido, o sargento da Polícia Militar Francisco Antônio de Lima Amorim, 33, efetuou vários disparos contra a jornalista, dando um tiro na própria boca em seguida. Eles eram casados há cerca de um ano e de acordo com algumas notícias que li, amigos do casal afirmaram que ele era bastante ciumento. Já alguns amigos do sargento afirmaram que ele era bastante tranquilo e nunca notaram reações violentas por parte dele.
Não conhecia a jornalista, mas cheguei a conversar com ela algumas vezes durante o estágio na TV Fortaleza este ano. Lembro de ter feito algumas pautas sobre a PM e por isso falei com a assessora. E é interessante como sua morte deixa uma tristeza diferente, acho que por ser colega de profissão. E mulher, é claro. Esses pontos em comum fazem com que haja uma identificação, tipo de se sentir mais próximo.
E o pior é que Kersia não foi a única neste fim de semana. De acordo com o jornal O Povo, em 2009 pelo menos 124 mulheres foram assassinadas no Ceará. Muitas delas foram vítimas do chamado "crime passional", ou seja, motivado por ciúmes, machismo e outras doenças alimentadas por esta sociedade do patriarcado.
Quer dizer, as mulheres morrem porque seus companheiros (e raras vezes companheiras) acham que a mulher não tem direito a sair, se relacionar com outras pessoas, etc. Motivos banais e fruto de uma cultura que associa amor à posse. E ainda tem gente que acha que dá para brincar com isso.
Quanto ao Flamengo ser campeão brasileiro eu realmente estou muito feliz, apesar de toda a violência entre torcidas e entre flamenguistas que embaçaram a festa do futebol. O Flamengo conquista o título pela 6ª vez após 17 anos e realmente é motivo para muita comemoração rubro-negra. Eu mesma acompanhei a vitória vibrando com o namorado e espero que seja apenas o 1º de muitos títulos que presenciaremos juntos.
Quanto ao contraste entre as notícias deste fim de semana, como mulher e flamenguista, meu placar fica assim: 124 pontos para a tristeza e revolta, 6 para a alegria.

Nenhum comentário: