sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

2ª edição do Movimento Cultural do Surf no Shopping Benfica

Até o dia 30 de janeiro, o Shopping Benfica recebe a 2ª edição do Movimento Cultural do Surf. A programação é gratuita e inclui exposições fotográficas, mostra competitiva de filmes, exposição de pranchas de surf, desfile de moda, apresentação musical, palestras entre outros. Passeando por lá, conversei com Nil Farias, 39, surfista há 25 anos e realizador do evento.


Como está o surf no cenário brasileiro?

Pô, é uma honra estar falando aqui com você, muito obrigado pela oportunidade. O cenário hoje do surf no Brasil é bem amplo. O surf gerou uma grande indústria hoje no Brasil, emprega milhares de pessoas, com um volume comercial muito grande e esse volume gera benefícios para dentro do esporte, com grandes eventos, grandes campeonatos e grandes atletas. E a gente tem o privilégio de ter um litoral muito grande no Brasil, com boas ondas, boas praias em especial aqui no estado do Ceará, que tem água quente o tempo todo e isso facilita muito a prática do surf, você surfar numa água quente, não num mar gelado.

Mas isso tem a ver com o conforto do surfista ou com o tamanho das ondas?

Tem a ver com o conforto do surfista mesmo. Quando você vai surfar no sul do Brasil. no sudeste, muitas vezes é preciso usar uma roupa apropriada para agüentar o frio dentro d’água, roupa de borracha, entendeu? Mas o surf tem ido por um caminho muito bacana, a gente tem feito um trabalho de divulgar a cultura desse esporte, que é a cultura do surf, com o Movimento Cultural do Surf que tem o objetivo de fomentar a cultura e os artistas que tem como inspiração o surf.

Você me disse que não surfa profissionalmente, que é um free surf. Explica o que é isso.

Free surf é um surfista livre, entendeu? Surfa para curtir, para ter uma saúde bacana. O surf é muito saudável, é o que me faz acordar cedo, é o que me faz dormir cedo. Então, eu sou professor técnico formado, trabalho junto do esporte com a locução de grandes eventos, sou locutor oficial dos circuitos de surf aí... E pra mim surfar é sagrado, surfar dentro d’água, remando com meus amigos, com minhas amigas, e é muito bacana, né?

Já houve uma época em que o surf foi um esporte discriminado, e ainda tem um pouco disso. E aí você está me falando do surf como cultura, como esporte, saúde. Essa mudança, como você vê, como está essa questão do preconceito?

O surf tem essa vibe aí, esse estigma de ser um esporte de vagabundo, de maconheiro. Mas nunca em toda a história do surf eu ouvi falar de um surfista que tenha matado a mulher, que tenha esquartejado a mulher, entendeu? Então eu acho que o surf é o outro lado, da sabedoria, da qualidade de vida e é isso que se busca no esporte. Mas a gente não está livre porque em todos os ramos da sociedade, em todas as classes sociais tem problemas. Não só drogas, mas também criminalidade, e tal.
No Ceará, vira e mexe surge uma mulher se destacando. O que você acha das mulheres participando do surf?

Com certeza o Ceará é o berço de grandes surfistas. Aqui há muitos anos tem sido revelados grandes nomes do suf feminino. Vale chamar a atenção para a Joenedille do Vale, que foi uma cearense guerreira que desbravou, que quebrou bastante barreiras. Depois nós tivemos a Tita Tavares, que é a maior do surf brasileiro, tetra campeã brasileira, uma atleta que eu admiro muito. E agora nós temos aí no presente, mais do que presente, a Silvana Lima, que é uma atleta lá de Paracuru, uma das melhores surfistas do mundo.

A que vai ganhar a estátua, né?

Isso mesmo, inclusive a Federação Cearense vai homenageá-la com uma estátua lá em Paracuru.

Em Fortaleza, quais as melhores praias para surfar?

Temos uma região muito boa desde a Barra do Ceará até a Abreulândia. Temos a Leste Oeste, o Titanzinho, a Praia do Futuro, Beira Mar, Barra do Ceará. Com certeza temos um litoral bastante rico para praticar.

Deixe uma mensagem para a juventude que esteja pensando em começar, ou talvez esteja indo por um caminho não muito bom e poderia encontrar no surf uma saída melhor.

O primeiro passo é ter bastante fé em Deus, uma fé inabalável, isso é muito impo
rtante. O surf é um caminho saudável para a sua vida. Pratique surf, hoje temos várias escolinhas de surf, com professores treinados, existe uma didática para surfar. Não para ser um campeão, ganhar campeonato, essas coisas. Mas para você colocar o surf na sua qualidade de vida, ter uma vida melhor sem drogas, mais família, e tal.

Nenhum comentário: