terça-feira, 29 de março de 2011

Crítica – Julie&Julia (parte 1)


Sou uma pessoa apegada. E isso vale para amigos (o que já me rendeu várias decepções), idéias e objetos. Também sou apegada a livros e filmes, e quando gosto de uma dessas obras me apego a ela de tal forma a ser capaz de reler ou rever muitas vezes. Pois percebi que das críticas que escrevi aqui no blog, pouquíssimas ou nenhuma são a respeito de filmes que adoro e já assisti dezenas de vezes, até porque os tenho em casa. Pois muito bem: vou pagar esta dívida para com o blog, seus milhões de leitores, os filmes que me conquistaram e claro, comigo mesma.


Hoje falarei de Julie e Julia. E francamente, não sei nem por onde começar. Há tanto a se falar de Julie e Julia! Primeiro que é um filme de muitos sabores. Hora salgado, hora picante, algumas vezes até indigesto para uma vegetariana. Mas sempre, sempre doce, delicado e sutil.

Trata-se de uma história adaptada de um blog que virou livro, assim como Bruna Surfistinha. A blogueira da vez? Julie Powell, uma americana que prestes a completar 30 anos e vivendo na periferia de Nova Iorque no período pós 11 de setembro, encontra-se perdida, frustrada profissionalmente e quase em depressão. E eis que encontra a alegria de viver na culinária e na escrita.

Já Julia Child viveu 40 anos antes de Julie Powell. Para ser mais precisa, ela e o marido, ambos americanos, viviam em Paris durante o período pós Segunda Guerra. Os dois eram funcionários do governo dos Estados Unidos, mas Julia não queria mais esse caminho. Ela ansiava por uma carreira em alguma área que lhe desse prazer. E por amar comer, amar Paris e a culinária francesa, se matriculou no Le Cordon Bleu, um dos mais importantes institutos de gastronomia do mundo. E ao final do curso, juntamente com Simone Beck e Louisette Bertholle, escreveu uma das obras de culinária mais importantes: Dominando a arte da culinária francesa.

De que maneira Julie e Julia se encontram? Não há qualquer máquina do tempo ou grandes efeitos especiais no filme, garanto. As duas se encontram através da obra de Julia Child e também por suas semelhanças. Ambas são funcionárias do governo, são casadas com homens maravilhosos e companheiros, viveram em períodos políticos deprimentes, procuraram um sentido na própria existência, e claro, amavam comer e cozinhar.

Escritora frustrada e sem direção, Julie se propõe um desafio: Cozinhar todas as receitas do livro de Julia Child no prazo de 1 ano e registrar a jornada num blog. E aí o filme alterna entre as histórias das duas, numa sinfonia de romance, cores e sabores. Enquanto a história de Julie é baseada no blog/livro The Julie & Julia Project, a história de Julia Child é baseada na autobiografia My life in France. E o terceiro livro usado na obra é, claro, Dominando a arte da culinária francesa.

Está claro que me encantei por esse filme, já que me rasguei em elogios. Mas vou começar a ser mais objetiva quanto às razões para amá-lo tanto. Porém farei isso em próximos posts, que este aqui já está muito grande.

Bon appetit!

Nenhum comentário: