quinta-feira, 25 de junho de 2009

SherDesaparecida, o diploma caiu!

Pô gente, desculpa aí. Eu tô muito desaparecida e o pior é que meus últimos post foram muito depressivos. Este blog não tem fins melodramáticos, quero esclarecer, mas é porque as coisas realmente estão muito doidas e corridas. Quer dizer, agora está melhorando, já que as notas (meia-boca) da Faculdade estão saindo então estou quase de férias.

E falando em notas, a Sheryda definitivamente não é mais nerd. E pensar que nos primeiros semestres da Faculdade se eu tirasse uma nota abaixo de 8 entrava em profunda tristeza. Se tirava nota abaixo da média então, tudo era dor e lágrimas. Hoje em dia, em meio a estágio, cursos, Faculdade e movimento social (onde eu menos atuo, infelizmente), não tenho mais ânimo para pedir chance e trabalho extra para melhorar minha nota. Quero mais é me livrar das coisas. Isso não quer dizer que eu não estude, viu? Sempre tento aproveitar o máximo que consigo das aulas na faculdade e costumo estudar para provas e me esforçar para fazer bons trabalhos. Mas às vezes falta de tempo e cansaço fazem a gente simplesmente não conseguir ler todos os textos ou não conseguir se encontrar com os colegas para fazer seminários do jeito que é pra ser.
Tá bem, mas eu disse que o post não tem fins melodramáticos então vou contar uma boa novidade: estou fazendo um curso de webdesigner! ÊêÊêê! Ele também está sendo meio empurrado com a barriga, por causa das coisas do estágio que estão a mil nos últimos dias, então tive umas faltas. E meu computador também não tá ligando então eu não tive onde treinar... Eita, já tô reclamando de novo! Aff! Não mas eu sei que as coisas vão melhorar em relação a tempo, então vou poder estudar a tal da HTML, e aí vou poder elaborar uns sites legais, inclusive talvez até contribuir com as coisas do feminismo e arranjar uns bicos. Esses são os maiores objetivos.

A queda da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo (notícia velha já, eu sei)

Se sou contra ou a favor? Bem, não tenho opinião completamente formada, mas como estudante de Jornalismo é claro que estou apreensiva. Quer dizer, se eu já estava com medo pensando se existe vida depois da formatura, com isso então... Mas também penso nas disciplinas que eu acho fundamentais no exercício da profissão, que me abriram para coisas que antes eu nunca tinha parado para pensar como no poder dos veículos, a utopia da imparcialidade, e um monte de outras coisas. Não acredito que para fazer um bom jornalismo basta um curso técnico, pois nosso trabalho não se resume a falar em microfone ou escrever bem, como muitos acreditam. Quer dizer, na Faculdade eu estudei Psicologia, sociologia, filosofia, teorias da comunicação I e II, Cultura brasileira e regional, Semiótica, Ética e Legislação, Política, Economia, e mais um monte de outras coisas importantes. Acho que não pra estudar essas coisas pra valer num curso técnico.
Até chegar nas chamadas "cadeiras práticas" como telejornalismo e rádio foi mais da metade do curso, e até lá várias pessoas desistiram do quando perceberam que assistir novela nem sempre é só assistir novela. Lembro que a gente já estava até impaciente de tanta teoria. Infelizmente a FIC retrocedeu e construiu uma grade de disciplinas (a minha é a de 2006.1) onde mais da metade dessas citadas foi excluída, tornando o curso muito mais em nível técnico. Mas não é porque as Instituições particulares fazem isso que o diploma não é importante, aí o problema é a quem a Faculdade quer servir, se à sociedade ou ao mercado.
Quanto a questão da democracia, é aí que eu fico meio com o pé atrás. Realmente deve ter algum ponto em que a obrigatoriedade do diploma fere a democracia. Jornal comunitário, por exemplo, pra mim não tinha nada que precisar de jornalista responsável. Em compensação, tem uma ruma de empresas grandes de comunicação que entopem as redações de estagiários para não contratar jornalista e não pagar o piso salarial. E como quem manda e desmanda é o patrão, se o nível crítico da criatura não for bom aí que a sociedade está lascada. "Mas para ter senso crítico precisa ter diploma?" Acho que não, mas o curso de jornalismo foi fundamental para apurar o meu. E apurá-lo de forma a ser dirigido à comunicação, compreender como se dão vários processos nas redações e na apuração da notícia.
Para finalizar, dá uma olhadinha na mensagem que a minha irmã mandou quando saiu a notícia: "Irmã, teu diploma foi rebaixado, tu viu? Bora fazer cursinho na UECE mais eu?"
Mas não é um doce, a criatura?





Ah, e o Michael Jackson morreu, viu gente? Quando soube, fiquei boquiaberta e disse: vaaaalha...

Nenhum comentário: