domingo, 10 de julho de 2011

Como evitar a retenção de líquidos


Na corrida por uma alimentação mais saudável, é comum que os resultados esperados estejam diretamente ligados ao desejo de reduzir peso e medidas. Mas pode acontecer de mesmo tomando cuidado, a pessoa sentir que está acima do peso. Isso pode ser conseqüência da retenção de líquidos no organismo, que causa inchaço e cansaço, além de outros sintomas.

Conversei com a nutricionista Marcela Sansone, CRN3: 25538, que é dona do blog Nutrição Holística. Ela esclareceu algumas dúvidas e deixou ótimas dicas para evitar o problema.

Sherviajando: Então, que alimentos podem ajudar a evitar a retenção de líquidos?

Marcela: Então, pra retenção, a primeira coisa seria reduzir o sal! Sempre!

O ideal é a utilização do Sal Marinho, 5g por dia.

Sherviajando: Os alimentos embutidos, como presunto, por exemplo, pioram a retenção por causa do alto teor de sal?

Marcela: Sim, exatamente! Além do sal, eles contém muitos aditivos químicos, que pioram o funcionamento do corpo, fazendo com que a circulação sanguínea não flua como deveria! Outra dica boa são os alimentos ricos em potássio! Como a banana, por exemplo.

Sherviajando: É importante consumir bastante alimentos ricos em potássio?

Marcela: Sim, pois eles ajudam a diminuir a pressão, melhorando o fluxo sanguíneo!

Funcionam como "dilatadores" dos vasos sanguíneos.

Sherviajando: Além da banana, que outros alimentos são ricos em potássio?

Marcela: Hum, me deixe pensar... Todos os alimentos integrais, tudo que for integral tem maior concentração de potássio. Também alimentos oleaginosos, como as nozes e as frutas secas, como o damasco. Mas é necessário ver a individualidade bioquímica de cada um, pois existem algumas pessoas que podem apresentar alguma intolerância, ou alergia às nozes e ao damasco. Ah legal salientar que, o damasco sempre é boa opção contra a retenção, pois é diurético também!

Sherviajando: Então a dica é procurar sempre um nutricionista?

Marcela: Sim, sempre!!! Ou um médico. É sempre importante apertar essa tecla! Dicas são sempre válidas, mas é imprescindível entender como cada individuo responde à ingestão de determinado alimento. Afinal, cada pessoa é única!!!

Sherviajando: O abacaxi também é diurético?

Marcela: Sim! o abacaxi, o melão, semente de abóbora, damasco e chá verde, ah e a melancia também! Salsinha e Nabo!!

Sherviajando: Pela lógica, a retenção de líquidos significa água demais no organismo. Por que mesmo assim é preciso tomar muita água e evitar a desidratação?

Marcela: Hum, boa pergunta! Na verdade essa é uma dúvida bem comum! Vamos la! A água funciona como uma "vassoura". Conforme ela entra no organismo, ela vai diluindo e retirando o acumulo de líquidos do tecidos,. Desta forma, para que aja um reajuste e essa diluição não ocorra, o líquido acumulado nos tecidos vai migrando para a corrente sanguínea junto com as toxinas acumuladas.

Assim, ela retira o acumulo de líquidos e toxinas do corpo. Por isso quando bebemos muita água sempre temos mais vontade de ir ao banheiro, pois além do líquido ingerido estamos retirando o excesso de líquidos dos tecidos, junto com toxinas impregnadas!

Sherviajando: Quer dizer que a retenção de líquidos não é exatamente da água que tomamos, e sim de outros líquidos das células dos nossos tecidos?

Marcela: Sim! Exatamente!

Nenhum comentário: