terça-feira, 24 de março de 2009

Cerveja não vem com mulher

Seminário reúne movimentos feministas em São Paulo para discutir a imagem da mulher na mídia

Este mês passei 4 dias em São Paulo (que cidade enorme!) para participar do Seminário pelo Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia. O evento foi realizado para promover debates e discutir formas de combater a banalização e mercantilização da imagem da mulher, constantemente estereotipada pelos grandes veículos de Comunicação do Brasil, seja através de propagandas, novelas ou mesmo pelo jornalismo, quando ignora ou criminaliza as ações dos movimentos sociais (em especial dos movimentos feministas) e constantemente fecha os olhos para pautas e reinvidicações importantes, como a da legalização do aborto.

Durante o Seminário, os movimentos de mulheres mostraram que não aceitam que a mulher seja colocada como um “anexo” de produtos. Constantemente os comerciais de cerveja e de carro, por exemplo, induzem à idéia de que a mulher é também um produto a ser consumido, papel reproduzido em programas turísticos, vendendo no exterior a imagem de brasileiras jovens, saradas, bronzeadas, eternamente de biquíni e loucas para transar com qualquer gringo que esteja a fim.

Citando Lola, do Escreva Lola Escreva, homens só aparecem de cueca para vender cueca.Mulher aparece seminua para vender qualquer coisa. Em comercial de carro, lá está o homem bem sucedido e uma mulher jovem, mostrando que aquele homem de sucesso pode ter um carro e uma bela mulher. Comercial de cerveja, então, é clááássico. Uma bela mulher photoshopada toda empinadinha com uma bela garrafa de cerveja nas mãos. Sem falar nas mensagens machistas dos comerciais que passam na TV, onde a Skol é campeã em perder a chance de ficar calada. Homem-legal-e-descolado-curte-futebol-com-os-amigos-enquanto-mulher-chata-e-careta-reclama-e-serve-cerveja.

Além de construir as discussões e pensar formas para que cada movimento leve debates a seus respectivos estados, o seminário também pontuou reinvidicações a serem levadas à Conferência Nacional de Comunicação, que está prevista para acontecer ainda em 2009. Durante a Conferência, vários assuntos importantes serão discutidos, como por exemplo, as concessões públicas de rádio e TV, que no Brasil são tratadas de forma leviana. Aliás, todas as colocações do Seminário foram importantíssimas, e se realmente a sociedade conseguir conquista-las, será a revolução! E eu quero estar viva para ver! E toda a sociedade tem que ficar muito atenta, porque não é de interesse das grandes mídias divulgar a importância dessa conferência. Por isso, comece a procurar o que é concessão pública, Estado laico, quanto-tempo-já-dura-a-concessão-da-Globo e por aí vai.

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