sexta-feira, 6 de março de 2009

Mulheres reunidas no 8 de março para ato público na Praia do Futuro


Para marcar o 8 de março, Dia de Luta Internacional das Mulheres, será realizada uma grande passeata na Praia do Futuro. A concentração será às 08h30min, na praça 31 de Março, seguindo até a altura da Crocobeach e retornando ao ponto inicial. O ato é resultado da união entre diversos movimentos de mulheres do Ceará, como o Fórum Cearense de Mulheres, a Marcha Mundial de Mulheres, Núcleo de Mulheres Rosa Luxemburgo- PSOL e vários outros.

Durante a passeata, o movimento feminista levanta suas bandeiras para chamar a atenção de Fortaleza e de toda a sociedade para o fato de que as mulheres não aceitam a violência doméstica e sexual, o racismo, a lesbofobia, a exploração sexual, o tráfico de mulheres e muitas outras mazelas trazidas por este sistema patriarcal e capitalista.

A crise econômica que afeta o mercado no contexto mundial, resulta em demissões que afetam primeiramente as mulheres, por serem detentoras de direitos trabalhistas (licença maternidade, por exemplo) que representam prejuízo para as grandes empresas. Um dos principais objetivos do ato é mostrar que as mulheres se recusam a pagar por esta crise. Os protestos também são dirigidos à ocupação do espaço público das praias por empresas privadas e outras injustiças socioambientais.

Em 2009, o 8 de março será marcado por uma grande diversidade de temas e movimentos agregados para a construção dessa data. As mulheres estão reunidas para este momento em grandes debates políticos, diferentemente da forma que mercado trata esse histórico dia de luta. O Dia de Luta Internacional das Mulheres não nasceu para vender cosméticos nem eletrodomésticos, e sim para reinvidicar direitos e autonomia.

Nenhum comentário: