quarta-feira, 6 de maio de 2009

Vicky Cristina Barcelona


No fim de semana eu e o namoradim assistimos a um filme que há muito esperávamos que parasse na locadora. Vicky Cristina Barcelona, último filme de Woody Allen é muito bom e cabe perfeitamente às coisas que escrevi no último post, sobre conflitos existenciais e ideologiaXprática.


Vicky e Cristina são grandes amigas e partem numa viagem para Barcelona. As duas são completamente opostas: Vicky é centrada, insegura, está noiva e a viagem é para fazer sua tese de mestrado em cultura catalã. Já Cristina, busca algo relacionado ao amor que não se enquadra nos moldes habituais, mas nem por isso ela sabe explicar o que quer. No filme ela diz: Sei perfeitamente o que NÃO quero. Cristina é aventureira e Vicky busca segurança.


Em Barcelona as duas conhecem um artista plástico que as convida para viajar com ele em seu próprio avião, passear, tomar vinho e depois... fazer amor. Os três juntos. E a partir daí eu não conto mais para não perder a graça. Não sei vocês, mas eu detesto saber o final do filme antes da hora.


Assimilei o filme ao último post porque a narrativa toda remete ao interior das personagens, mais ou menos como em Amélie Poulain. O narrador fala dos sentimentos de uma forma simples e sem rodeios, por mais que eles sejam conflituosos e atormentem as personagens. O tipo de história que faz a gente acreditarque as coisas na verdade são mais simples do que parecem, a gente é quem complica.


No mais, o filme tem arte, tem cor, música... adorei. É o terceiro filme do Allen que assisto, e assim como os outros gostei muito. O interessante é que eu estava sempre me confundindo se Vicky... era do Almodóvar, acho que pela presença da incrível Penélope Cruz. E ela nem é uma das personagens principais, apesar de seu nome constar junto ao da Scarlett Johansson (Cristina) na capa. Marketing total.



Ganhou um milhão de estrelinhas. Assistam!


Mas só se quiserem.

3 comentários:

Malu disse...

Eu sou fã do Woody Allen e preciso assitir a esse filme urgente. Acho que já assistia a bastantes filmes dele mas quero muito ver o clássico Noivo neurótico, noiva nervosa. Já viu esse?
Eu também sempre associo a Penelope ao Almodávar, mas ela fez muita coisa boa, vide Frida.Adoro ela, fora que é linda né? Acho possitivo quando uma mulher que foge desse padrão de alta, magra e loira faz sucesso. Ah, vou linkar o seu blog no meu, pode ser?
Ósculos

Sheryda Lopes disse...

Pode linkar sim, fico até honrada!

Do Woody Allen até agora só vi Manhattan (é assim que escreve?rs), Dirigindo no Escuro e Vick...

Quanto à Penelope ter feito Frida, eu também cometi esse engano. Na verdade, quem faz a Frida é a Salma Hayek, que também é diretora, roteirista, algo assim. Quero dizer que ela é importante nos bastidores também. Aliás, não sei como ainda não falei sobre Frida aqui.

Malu disse...

Ai não acredito que confudi as duas! Que vergonha.....
Vou te linkar sim, obrigada e ósculos