segunda-feira, 30 de março de 2009

Saudades


Viveu tão pouco,

Logo você, que achei que viveria para sempre...

Ai, minha linda!

Como é difícil pensar

Em toda a alegria e carinho que você nos deu

E não saber se a retribuição foi à altura.

E me vem à cabeça mil pensamentos e sensações de impotência.

De achar que nada foi suficiente, ou que eu podia ter feito mais.

E se...

E se...

E se...

Tantos "se"s que não se calam!

Que gritam e me torturam.


Que falta da minha gatinha...

Nem sei se é certo dizer isso, afinal, não posso me achar sua dona.

Você não era um brinquedo

Que a mim coubesse possuir.

Você também não é substituível,

mas acho que era algo meu,

já que sua partida me faz falta e me causa tanta dor.

As lembranças deixaram um buraco,

a partida repentina sangra em mim.


Já sei o que perdi,

Sei o que era meu e se foi: uma amiga.


Adeus, minha amiguinha.

Muito obrigada.


sexta-feira, 27 de março de 2009

MP4 de volta, marketing pessoal e modéstia

Passou a tristeza! Ontem uma pessoa-boa-e-anônima entregou meu MP4 lá nos achados e perdidos da Facul! Com o negocinho que conecta e tudo! Fiquei muito feliz e aliviada por não ter que gastar uma grana comprando um novo ou então de ter que arranjar todos os importantes arquivos que tem nele novamente! Pessoa, muito obrigada! :)

Gosto de acreditar que essa pessoa leu o meu blog e ficou sensiblizada. Sim, porque eu aposto que este blog é muito acessado. Sei que vcs, milhares de leitores passam por aqui e apenas não comentam, e eu compreendo perfeitamente. Eu mesma visito muitos blogs e não deixo um comentário sequer, passo por lá em silêncio e saio à francesa. Isso é exatamente o que acontece aqui, e não tenho interesse em instalar um contador pra não ficar correndo atrás de audiência, pois isso desvirtuaria meus posts. Comentários são bem-vindos, mas vcs, milhões, trilhões de leitores, não se envergonhem por não comentar. Podem continuar visitando à vontade.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Pisar no chiclete, perder MP4....


Hoje ao chegar na Faculdade, umas das primeiras coisas que percebo é que provavelmente perdi meu MP4. Só para começar muito bem o dia, né? Imediatamente pensei em toooodos os arquivos importantes e únicos que estavam guardados lá e em tooooooooooodas as vezes que pensei: "ei, preciso fazer cópias de segurança disso!".
E aí fui nos achados e perdidos da Facul, e nada. Procurei alguns funcionários do laboratório de informática (acho que esqueci o bichim plugado em dos computadores ontem) e nada. Eu sei que tem um arquivo salvo nele com o nome "dona do MP4". Aí tem meu nome, telefone e e-mail. Como eu queria que uma pessoa muito boazinha encontrasse e devolvesse... Utopia? Sei lá, uma vez perdi uma carteira cheia de coisas importantes, como cartões de banco, de crédito, carteirinha de estudante e da biblioteca, e a pessoa que encontrou fuçou de tudo quanto era jeito até achar meu contato e me devolver! E foi um trabalhão mesmo, porque ela ligou para a Faculdade mas não conseguiu nada, aí achou uma notinha de recarga de celular com meu número e ligou! Um anjo!

E para ajudar meu dia a ser ótimo 2, pisei num belo chiclete! Não é legal? Alguém não se tocou de lixeiras, e de que goma de mascar também é um lixinho muito poluente, e resolveu cuspir o doce bem ali, onde posteriormente eu pisaria. Porque o povo acha meu MP4 e parece que eu só acho o chiclete do povo.
Mas pelo menos tenho uma novidadezinha! Acho que escolhi o tema da minha monografia. Quer dizer, mais ou menos, porque ainda vou escolher direitinho o objeto de estudo e também tenho que encontrar orientador(a), mas as coisas já vão caminhando. Por enquanto não conto do que se trata, mas só adianto que o trabalho estará diretamente ligado à imagem da mulher na mídia. Mas com um troçozinho de guardar arquivos que a gente leva pra lá e pra cá ajuda, né? Ai, ai... Muito chato perder coisa importante. Muito chato ser viciado em objeto eletrônicos da nossa geração... Muito chato ficar dizendo "muito chato" e não saber direito como terminar um post...

terça-feira, 24 de março de 2009

Cerveja não vem com mulher

Seminário reúne movimentos feministas em São Paulo para discutir a imagem da mulher na mídia

Este mês passei 4 dias em São Paulo (que cidade enorme!) para participar do Seminário pelo Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia. O evento foi realizado para promover debates e discutir formas de combater a banalização e mercantilização da imagem da mulher, constantemente estereotipada pelos grandes veículos de Comunicação do Brasil, seja através de propagandas, novelas ou mesmo pelo jornalismo, quando ignora ou criminaliza as ações dos movimentos sociais (em especial dos movimentos feministas) e constantemente fecha os olhos para pautas e reinvidicações importantes, como a da legalização do aborto.

Durante o Seminário, os movimentos de mulheres mostraram que não aceitam que a mulher seja colocada como um “anexo” de produtos. Constantemente os comerciais de cerveja e de carro, por exemplo, induzem à idéia de que a mulher é também um produto a ser consumido, papel reproduzido em programas turísticos, vendendo no exterior a imagem de brasileiras jovens, saradas, bronzeadas, eternamente de biquíni e loucas para transar com qualquer gringo que esteja a fim.

Citando Lola, do Escreva Lola Escreva, homens só aparecem de cueca para vender cueca.Mulher aparece seminua para vender qualquer coisa. Em comercial de carro, lá está o homem bem sucedido e uma mulher jovem, mostrando que aquele homem de sucesso pode ter um carro e uma bela mulher. Comercial de cerveja, então, é clááássico. Uma bela mulher photoshopada toda empinadinha com uma bela garrafa de cerveja nas mãos. Sem falar nas mensagens machistas dos comerciais que passam na TV, onde a Skol é campeã em perder a chance de ficar calada. Homem-legal-e-descolado-curte-futebol-com-os-amigos-enquanto-mulher-chata-e-careta-reclama-e-serve-cerveja.

Além de construir as discussões e pensar formas para que cada movimento leve debates a seus respectivos estados, o seminário também pontuou reinvidicações a serem levadas à Conferência Nacional de Comunicação, que está prevista para acontecer ainda em 2009. Durante a Conferência, vários assuntos importantes serão discutidos, como por exemplo, as concessões públicas de rádio e TV, que no Brasil são tratadas de forma leviana. Aliás, todas as colocações do Seminário foram importantíssimas, e se realmente a sociedade conseguir conquista-las, será a revolução! E eu quero estar viva para ver! E toda a sociedade tem que ficar muito atenta, porque não é de interesse das grandes mídias divulgar a importância dessa conferência. Por isso, comece a procurar o que é concessão pública, Estado laico, quanto-tempo-já-dura-a-concessão-da-Globo e por aí vai.

terça-feira, 10 de março de 2009

Chances a quem as merecem

Tentar e tentar
Até quando as dúvidas
Não destruirem completamente
Qualquer réstia de esperança e de felicidade

24 horas de dor e tristeza
Mas hoje as lágrimas cessaram
E a expectativa é de tranquilidade e recomeço

Arrependimento jamais:
Quando se acredita,
tentar nunca é desperdício.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Coexistência

Não sei se é definitivo
Nem sei bem o que quero agora

Mas sei que hoje não tem boa-noite
E isso dói tanto...

sexta-feira, 6 de março de 2009

Mulheres reunidas no 8 de março para ato público na Praia do Futuro


Para marcar o 8 de março, Dia de Luta Internacional das Mulheres, será realizada uma grande passeata na Praia do Futuro. A concentração será às 08h30min, na praça 31 de Março, seguindo até a altura da Crocobeach e retornando ao ponto inicial. O ato é resultado da união entre diversos movimentos de mulheres do Ceará, como o Fórum Cearense de Mulheres, a Marcha Mundial de Mulheres, Núcleo de Mulheres Rosa Luxemburgo- PSOL e vários outros.

Durante a passeata, o movimento feminista levanta suas bandeiras para chamar a atenção de Fortaleza e de toda a sociedade para o fato de que as mulheres não aceitam a violência doméstica e sexual, o racismo, a lesbofobia, a exploração sexual, o tráfico de mulheres e muitas outras mazelas trazidas por este sistema patriarcal e capitalista.

A crise econômica que afeta o mercado no contexto mundial, resulta em demissões que afetam primeiramente as mulheres, por serem detentoras de direitos trabalhistas (licença maternidade, por exemplo) que representam prejuízo para as grandes empresas. Um dos principais objetivos do ato é mostrar que as mulheres se recusam a pagar por esta crise. Os protestos também são dirigidos à ocupação do espaço público das praias por empresas privadas e outras injustiças socioambientais.

Em 2009, o 8 de março será marcado por uma grande diversidade de temas e movimentos agregados para a construção dessa data. As mulheres estão reunidas para este momento em grandes debates políticos, diferentemente da forma que mercado trata esse histórico dia de luta. O Dia de Luta Internacional das Mulheres não nasceu para vender cosméticos nem eletrodomésticos, e sim para reinvidicar direitos e autonomia.