terça-feira, 2 de novembro de 2010

Temos uma mulher presidente. Agora quero um Brasil laico e sem xenofobia.


O Brasil tem sua primeira presidente mulher! Após mais de 30 presidentes eleitos, todos brancos e homens, é a vez de uma mulher ocupar o cargo político mais importante na política de um país em regime democrático. Dilma Roussef é a primeira presidente (ou presidenta?) do Brasil.

Obviamente como mulher admito que a eleição de Dilma é um fato importante e histórico, e fico feliz que tenha ocorrido. Mas não fiquei nada contente com os rumos e retrocessos desta campanha eleitoral, retrocessos que inclusive podem ser prejudiciais à vida das mulheres brasileiras. Retrocessos que aconteceram numa tentativa desesperada de não perder os votos dos conservadores. Ou seja: estou feliz, mas nem tanto.

Tivemos uma batalha ideológica baixa e suja neste segundo turno. Crucifixos praticamente foram erguidos em comícios e campanhas e as palavras “laico” e “aborto” nunca foram tão temidas. Se bem que ao menos elas foram pronunciadas, e se estamos no Brasil, acho que isso é um indicativo de que o debate está crescendo e se espalhando. Mas não adianta ter muitas esperanças, pois nossa presidente já se comprometeu com entidades religiosas e não deve legalizar o aborto ou o casamento entre homossexuais nos próximos quatro anos. Candidato a presidência assinando termos de compromisso com igreja. Ninguém merece.

Mas o que aconteceria se o Serra ganhasse? Acho que ele faria os comerciais do Governo Federal cheio de jovens bonitas como nos comerciais de cerveja. As mesmas que ele chamou para atrair votos masculinos durante o 2º turno. Ou talvez convidasse a (agora famosa) estudante de direito Mayara Petruso e seus amiguinhos para afogar alguns nordestinos por aí.



3 comentários:

Fernando Borges disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Borges disse...

Não acho legal tentar associar a imagem do Serra a essa garota estúpida, que num ato de profunda *%$@### (faltou palavras) fez esses comentários hediondos sobre os nordestinos.
Não gosto da Dilma, não votei nela e odeio o vice, Michel Temer e o PMDB, mas agora que ela está eleita, espero honestamente que ela faça um ótimo governo e diminua um pouco esse populismo que vem tomando conta do País.
No mais, ótimo blog. :)

Ps: Realmente uma pena saber com antecedência que temas como o aborto serão deixados de lado.

Sheryda Lopes disse...

Oi, Fernando! Que bom que você gostou do blog! Sua visita é muito bem vinda por aqui.

O comentário a respeito do Serra foi por conta da onda xenofóbica contra nordestinos devido a eleição da Dilma. Quer dizer, as pessoas atribuíram a nós a eleição da petista (o que nem é verdade), e por amor ao Serra e ódio a nós, divulgaram toda aquela violência absurda. Quer dizer, foram eleitores do Serra, então fica difícil não associar. De qualquer maneira,compreendo o incômodo.

Mas o sarcasmo pesou mesmo por causa da história de ele pedir para as moças bonitas conseguirem votos dos rapazes. Grrrrrr!!!!