sábado, 26 de fevereiro de 2011

Abobrinha na grelha




Já fazia tempo que eu queria preparar algo na churrasqueira de fogão da minha mãe. E uma atração especial por abobrinha, que eu preparei há algum tempo pela primeira vez e não deu tão certo assim, mas deu pra ver que era uma delícia. Fiz ela refogada com cebola, mas errei a mão no sal e também deixei gordurosa demais. Na grelha ficaria mais saudável.

Então aproveitei a última feira para incluir duas belíssimas abobrinhas, dei uma pesquisada na Internet sobre como prepará-las e adaptei aos ingredientes que tinha aqui em casa.

Lavei bem a abobrinha (legume? verdura? prima do gerimun e do pepino?), descasquei e cortei em fatias com mais ou menos um dedo de espessura. Depois misturei um pouco de margarina com açafrão, noz-moscada, orégano e alho picado, untando os pedaços com essa misturinha. Não pus sal, mas aconselho colocar um pouco para não ficar insosso. Cortei um tomate ao meio, tirei as sementes e também passei a margarina nele, inclusive dentro. Pus na churrasqueira com água e em fogo baixo.




Depois de um tempo a abobrinha doura um pouco e o tomate fica murchinho. Veja a textura furando com um garfo. Ela não deve ficar molenga demais, mas o garfo tem que passar com facilidade. Depois de dourada, vire os pedaços e deixe assar mais um pouco. Coloque alguns pedaços de cebola para assar junto.


Bom demais!

A minha mãe tem horror a comida gordurosa e percebeu que eu tinha passado margarina. Como ela reclamou, tentei refazer o prato sem untar os pedaços, apenas temperando com sal, açafrão, orégano e noz moscada. Não deu muito certo porque a abobrinha ficou muito ressecada, chamuscando por fora e ficando crua por dentro. Então é preciso hidratar os pedaços. Na receita original utiliza-se azeite, mas aqui em casa não tinha, daí o improviso com a margarina. E nem ficou tão gordurosa porque a maior parte derrete e cai na água. Minha mãe é que é gordurofóbica.

2 comentários:

André Santos disse...

Abobrinha???

Não sou muito fã, mas a ideia de grelhá-la e os ótimos elogios fez dar água na boca.

Acho que vou tentar fazer...

PS: Blog continua lindoo...
(";)

Sheryda Lopes disse...

Como assim você não é fã de abobrinha? Mas é gostoso demais! Tenta fazer grelhada que é bom sim!!

Obrigada por elogiar a lindeza do meu bloguinho! :) Volte sempre!