sábado, 28 de maio de 2011

Encontro de blogueiros no Ceará


Estou participando do Encontro de Blogueiros no Ceará (clique para assistir ao vivo), hoje e amanhã, aqui no Cuca Che Guevara, em Fortaleza. Pela manhã, tivemos palestra com vários blogueiros e jornalistas, dentre eles o Paulo Henrique Amorim e a Georgia Pinheiro, da TV Record e do blog Conversa Fiada, onde postam críticas políticas. Quando cheguei, as falas dos outros palestrantes já haviam passado e peguei o finalzinho da fala do Paulo Henrique Amorim e as perguntas da plenária, maioria direcionadas a ele. Ele falou basicamente do contexto dos blogs que não tem medo de fazer críticas severas ao cenário político e como a maioria deles já foi processado, inclusive o Conversa Fiada. Criou-se um clima de status "diferenciados" para os "blogs sujos", os que já foram processados, ao que o jornalista anunciou: "Diga quem te processa e te direi quem tu és". E mais, em tom de meia brincadeira: "Os blogueiros que ainda não foram processados providenciem um processo imediatamente!".

Sei lá, acho fácil falar. Se você já tem o nome consolidado no mercado da comunicação, e principalmente, grana para pagar advogado, é fácil não ter medo e até se gabar de ser processado. Agora para as foquinhas cearenses, que desejam viver de jornalismo, conseguir emprego num mercado coronelista como este, é outra história. O próprio jornalista, diante da pergunta da Lola Aronovich, que criticou o jornalismo da rede Record, admitiu que se trata de uma meia liberdade e até mesmo a ética profissional o impede de criticar a Record no blog. Mesmo que não tenha nenhuma ligação com o Portal R7. Pena que as incrições terminaram antes que eu pudesse fazer minha pergunta ao Paulo Henrique, que seria justamente nesse contexto dos recém formados, e não só de criticar a própria empresa em que se trabalha publicamente, mas sei lá. O que aconteceria se o Paulo Henrique defendesse a legalização do aborto ou o kit anti-homofobia no Conversa Fiada, por exemplo? Como ficaria a liberdade de expressão, nesse caso? Ou melhor, cadê ela, nesse caso?

Aconselho que todos participem de encontros como este, principalmente quem trabalha na área de comunicação. E não falo só de redatores não, todos os profissionais envolvidos no processos de disseminação de informação, precisam participar de encontros que discutem democracia. Porque senão a gente acaba vivendo só pelo contra-cheque e esquece a importância social da nossa profissão.

Mas utopias à parte, algumas imagens do Encontro, tiradas na minha humilde câmera.


Palestrantes

Palestrantes

Paulo Henrique Amorim

Eu e Lola Aronovich, do Escreva Lola Escreva

Almoço com outros encontristas

Nenhum comentário: